Associação Paulistana de Bridge - APB

             


BOARD GAME SUPERMIX


Regulamento geral

Este regulamento geral define as regras do 1º BOARD GAME SUPER MIX. Será uma competição conduzida ao longo do ano de 2017 na sede da APB (Associação Paulistana de Bridge1), entre os meses de março a novembro, sempre no 3º domingo de cada mês. O formato geral é a utilização de quatro jogos de tabuleiro modernos e um clássico a serem jogados alternadamente mês a mês em nove eventos individuais, porém conectados. Neste ano de 2017 elegemos como os quatro jogos de tabuleiro modernos o Catan, o Rummikub, o Carcassone e o Puerto Rico. O jogo clássico será sorteado entre Reversi, War, Xadrez, Damas, Go, Gamão e Minibridge.

As datas dos eventos serão como está na tabela abaixo:

Jogo Mês Data
Catan Março 19/03
Rummikub Abril
Carcassone Maio 21/05
Puerto Rico Junho 25/063
Catan Julho 16/07
Rummikub Agosto4 20/08
Carcassone Setembro 17/09
Puerto Rico Outubro 15/10
Clássico Novembro 19/11

Observação: Os jogos modernos serão jogados em sequência, como mostrado. O clássico será sorteado logo após a rodada de agosto. Haverá clinicas de discussão de regras do jogo clássico para quem precisar (ou quiser), em geral marcadas para logo após as rodadas de agosto, setembro e outubro.

Todos os eventos iniciarão às 16:00 horas dos dias apontados e terminarão até as 20:00 do mesmo dia. Pedimos a todos que forem jogar que estejam na APB até 15 minutos antes do início das rodadas para haver tempo hábil de organização das mesas iniciais. Atrasos serão aceitos pela organização apenas se for conveniente, ou seja, para completar uma mesa de jogo ou arredondar o número de participantes do dia. Fora estes casos, nenhum atraso poderá ser tolerado.

O tempo de jogo previsto deverá possibilitar a condução de um máximo de três rodadas em cada dia. Havendo algum problema de prazo a organização do evento decidirá, pontualmente, se:
1) Permitirá extensão de prazo, num máximo de 30 minutos, ou
2) Interromperá o jogo da rodada em curso, distribuindo os PV5s da mesa final segundo um de dois critérios:
      a. Desempenho dos jogadores individuais no dia (incluindo o jogo final)
      b. Atribuição homogênea, ou média de pontos de vitória

Ainda que haja extensão de prazo, após os trinta minutos adicionais o jogo deve parar de qualquer forma, valendo então a regra 2) acima.

A distribuição de pontos de vitória deverá considerar o desempenho dos jogadores da mesa final nas duas rodadas preliminares e o estágio em que estiverem no jogo final. No caso de dois ou três jogadores da mesa final ficarem com comparação de desempenho idêntica ou muito semelhante, a eles será atribuída a distribuição homogênea.

Nenhuma mesa poderá ultrapassar 20 minutos de jogo em relação às demais. Há dois motivos para isso: primeiro, é uma questão de cortesia e segundo, há o risco de extrapolar o limite de tempo do dia. A organização determinará então qual é a classificação de qualquer mesa que tenha atraso de vinte minutos em relação às demais. Esgotados critérios técnicos, a decisão será por sorteio.

Serão atribuídos Pontos de Vitória (PVs) aos quatro jogadores da mesa final, segundo a seguinte tabela:

1º colocado 10 PVs
2º colocado 6 PVs
3º colocado 3 PVs
4º colocado 1 PVs

A distribuição de jogadores em chaves ou mesas evento a evento será feita conforme o número de inscrições no dia e de forma a permitir recuperação dos perdedores da 1ª rodada, ou seja, ainda que um jogador perca na 1ª rodada ele ou ela ainda poderá ser o vencedor do dia. Para os principais esquemas de chaveamento, ver anexo I.

A premiação por rodada será de 40% do valor bruto arrecadado de cada uma, dos quais 75% irão para o vencedor e 25% para o segundo colocado. Além desse prêmio, 15% adicionais serão destinados ao “fundo supermix”, que comporá o prêmio final do ano, com o acumulado das nove rodadas. Este prêmio também será entregue na proporção 75%-25% aos dois detentores do maior número de PVs do ano. A acumulação de PVs independe do número de rodadas que um dado participante tenha jogado, ou seja, os eventos são interligados mas não obrigatórios. A tabela de PVs, juntamente com o valor acumulado do fundo será publicada no sítio da APB ao longo do ano de 2017. Este prêmio anual será distribuído logo após a última rodada, em novembro, depois dos vencedores desta rodada serem conhecidos e seus totais de PVs computados ao geral.

Não é permitida nenhuma negociação ou doação de PVs entre os participantes.

Quem for iniciante de algum dos jogos modernos ainda assim poderá jogar, mas pedimos que avise de seu estágio de jogo quando da inscrição para que a organização possa balancear as mesas na rodada inicial.

No caso do jogo clássico, quem precisar de orientação, laboratório ou clinica específica para aprender a jogar, terá tempo para a marcação destas sessões, dado que o sorteio deste jogo será feito logo depois da rodada de agosto.

O evento será de integração, e este é o clima geral esperado, de congraçamento, troca de informações entre os jogadores das várias modalidades e formação de novas e proveitosas redes de comunicação. Ainda assim estaremos todos competindo. Solicitamos dessa forma a todos os participantes que saibam se conduzir com a sobriedade, espírito esportivo e bom humor que o evento pede. Casos problemáticos serão avaliados e julgados pelo comitê organizador.

A Associação Paulistana de Bridge possui serviço de bar e restaurante, bem como serviço de manobristas para quem quiser. Durante os eventos do 1º BOARD GAME SUPERMIX haverá um balcão de salgados e bebidas não alcoólicas, mas o serviço a la carte permanecerá ativo, para quem quiser mais variedade.

Esperamos contar com a presença de todos os jogadores que acreditam que jogos de tabuleiro são de fato um dos lazeres mais sadios e agradáveis que existem.

O comitê organizador.


Anexo I: Sistemas de chaveamento

As mesas serão formadas em ordem de chegada, ou seja, cada jogador receberá um ‘número de fila’ conforme sua chegada no clube. Quinze minutos antes do início do evento a organização atribuirá lugares às mesas de forma alternada conforme o número de jogadores já no clube. Atrasos não serão aceitos a não ser que permitam “arredondar” o número de jogadores ou ainda complementar a lotação de uma mesa. Assim, o número de mesas será função do número de jogadores no clube (quatro ou menos por mesa) e a alocação será feita de forma a colocar o primeiro jogador que chegou na mesa 1, o segundo na mesa 2 e assim por diante, até que haja um jogador definido para cada mesa. O jogador seguinte então será encaminhado para a mesa 1, o próximo para a 2 e assim por diante até que todos os jogadores tenham seus lugares definidos.

Até oito jogadores inscritos

Mesas 1 e 2 com os dois primeiros classificados avançando para a mesa A; mesa B recebe os 3os e 4os. Os três primeiros da mesa A avançam para a mesa final, e o 1º colocado da mesa B também vai para a mesa final. Os quatro perdedores podem, se quiserem, fazer uma mesa “saideira”. O processo todo fica como mostrado no esquema ao lado. É claro que, não havendo exatamente oito jogadores, as mesas 1 e 2 podem ter menos que 4 jogadores cada, mas o esquema permanece o mesmo. No caso particular de quatro ou menos jogadores, pode ser decidido na hora se precisamos realmente três rodadas. No caso de cinco jogadores, ou o jogo comporta cinco pessoas (uma mesa só na 1ª rodada), ou um dos jogadores será sorteado(a) para ficar “bye” na rodada 1, indo diretamente para a mesa A (dos ganhadores) na segunda rodada. Neste ultimo caso também será decidida a necessidade da 3ª rodada. De seis jogadores em diante haverá duas mesas, sem maiores problemas.



De nove até doze jogadores inscritos

Como serão necessariamente três mesas6, a mesa A na segunda rodada receberá os três ganhadores das três mesas iniciais, além do “melhor 2º lugar”, cujo critério variará de jogo para jogo (não havendo critério claro, o melhor 2º será definido por sorteio). As outras duas mesas (a B e a C) fornecerão um jogador cada para a mesa final, enquanto que a mesa A contribuirá com 2. O esquema geral de alocação e sentada seguirá o esquema ao lado (todos os exemplos mostram o número máximo de jogadores por mesa; quando houver um jogador a menos o esquema continuará valendo, mas o círculo do jogador faltante será um círculo vazio no esquema). Os demais diagramas serão variações sobre estes temas. Observemos que a rotação dos perdedores não segue nenhuma lógica específica. Os próprios participantes poderão decidir na hora se desejam mudar de mesa ou não. O único critério é não ter nenhuma mesa com dois integrantes a mais que a outra (uma com quatro e outra com dois).



De treze até dezesseis jogadores inscritos

Agora, como são quatro mesas necessariamente, cada mesa da rodada inicial fornece um jogador para a mesa A. Esta agora fornecerá dois jogadores para a mesa final como no caso anterior, e das três mesas em disputa haverá dois jogadores, com o seguinte critério: os dois vencedores com maior pontuação preencherão as vagas da mesa final e um dos vencedores cairá. Em jogo onde o critério técnico não seja claro a decisão será feita por sorteio.

De dezessete até vinte jogadores inscritos

São cinco mesas agora. As mesas 1 e 2 farão parte de uma chave e as mesas 3, 4 e 5 de outra chave. A mesa final será formada como uma combinação dos esquemas da página anterior (o de duas mesas e o de três), da seguinte maneira: as mesas intermediárias (A e B ou A, B e C, conforme a chave) seguem os esquemas apresentados. A mesa final terá como participantes: os vencedores respectivos das mesas A e B e dois dos vencedores das mesas C, D e E, conforme o critério mostrado no item 3), acima.

De vinte e um até vinte e quatro jogadores inscritos

Seis mesas: duas chaves de três cada, seguindo o critério de mesas intermediárias do esquema de três mesas, sendo que dois dos três vencedores de cada chave seguem para a mesa final, pelos mesmos critérios do item 3), acima.

De 25 a 48 jogadores inscritos

Sete mesas: duas chaves, uma com três e uma com quatro mesas, seguindo os diagramas já mostrados com os critérios já descritos.

De 49 a 96 jogadores inscritos

Oito mesas: duas chaves de quatro mesas.

Mais de 97 jogadores inscritos

Nove mesas: a partir de 97 jogadores teremos mais de um torneio. Com 97 (nove mesas), segue tudo como acima, só que um torneio terá cinco mesas e o outro, quatro. A premiação em dinheiro neste caso é dividida (os 40% da arrecadação serão divididos por dois e os dois primeiros lugares ficarão com 75% deste total enquanto que os segundos lugares dividirão o restante), mas os PVs serão alocados integralmente, ou seja, o torneio terá número dobrado de PVs. Os quatro primeiros das duas mesas finais continuam sendo premiados como se o torneio do qual participaram tenha sido o único do dia.

1) Av Gabriel Monteiro da Silva, 2013, em São Paulo
2) É o quinto domingo, porque os outros dois caem em fins de semana longos
3) É o quarto domingo, porque o terceiro ocorre no final de semana de Corpus Christi
4) Sorteio do jogo clássico
5) Pontos de Vitória
6) Nove jogadores: três mesas com três cada; dez jogadores: duas mesas com três e uma com quatro; onze jogadores: duas mesas com quatro e uma com três jogadores

Utilize o formulário abaixo para cadastrar seu email e ser lembrada(o) na ocasião das competições:

Catan
Rummikub
Carcassone
Puerto Rico

Nome:


Email:


Telefone(s):


Mensagem:


/